A guia

Os assuntos presentes no blog encontram-se no final da página em forma de links.

Voleibol

O voleibol foi criado em 1895 pelo americano William C. Morgan, diretor da Educação Física da  Associação Cristã de Moços (ACM), em Massachusetts, Estados Unidos. Inicialmente concebido para ser jogado por atletas de idade, rapidamente adquiriu agilidade e força; hoje é um dos esportes mais disputados pelo mundo.



Objetivo do jogo: Duas equipes de seis jogadores competem com o objetivo de passar a bola por cima de uma rede para que caia no campo da equipe adversária, ou fazer com que esta mesma equipe arremesse para fora dos limites do campo. Isto garante ao time um ponto e o direito de sacar. Os jogadores podem golpear a bola com qualquer parte do corpo, mas nunca duas vezes seguidas.


Sequência do jogo: O jogo é ganho pela equipe que vencer 3 sets. Um set termina quando uma equipe atinge 25 pontos, com um mínimo de 2 pontos de vantagem do adversário. Caso não haja essa diferença, o jogo continua até que seja alcançada. Havendo empate de sets ganhos (2 a 2) um set decisivo, o 5º set de 15 pontos será jogado para o desempate.



Quadra: A área de jogo compreende a quadra a zona livre. A quadra deve ser um retângulo medindo
18m x 9m, circunda por uma zona livre de no mínimo 3m de largura. Deve haver um espaço livre de qualquer obstáculo acima da quadra, de pelo menos 12,5m de altura. Nas competições oficiais somente as
superfícies de madeira ou piso sintético são permitidas. A rede mede 1m de largura x 9,5 de comprimento e é colocada atravessando o centro da quadra, paralela ás linhas de fundo. Sua altura é de 2,43m para as equipes masculinas e 2,24m para as femininas.





Bloqueio: O bloqueio tem a função; de amortecer a bola vinda do adversário, reduzir as áreas de ataque, dificultar a ação do atacante. O bloqueio é uma tática que pode ser ou defensiva ou ofensiva. O numero de participantes no bloqueio pode variar, sendo simples (1 pessoa), duplo (2 pessoas) e  triplo ( 3 pessoas).